Blog da Sismu

  • Sismu participa do 7º Fórum Nacional de Museus

    Sismu participa do 7º Fórum Nacional de Museus

    Nesse ano de 2017 acontece o 7º Fórum Nacional de Museus (FNM) e que terá como sede a cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. O evento acontecerá nos dias 30 de maio ao dia 4 de junho no Centro de Eventos da PUC- RS.
    Com participação de órgãos de todo o território brasileiro, o evento que o ocorre a cada dois anos contará com diversas atividades voltadas a Política Nacional de Museus (PNM), e que tem como tema do ano de 2017 a Recomendação da Unesco sobre a Proteção e Promoção de Museus e Coleções, aprovada em 2015.
    No...

    Veja mais
  • Solar Grandjean realiza a exposição Hundertwasser

    Solar Grandjean realiza a exposição Hundertwasser

    O Projeto Impresso é um ateliê de gravura onde, artistas em suas reflexões e experimentações reúnem técnicas em impressões gráficas. Ao longo de 14 anos de atividades elegeram referencias de escritores como Machado de Assis, Italo Calvino, Gaston Bachelar, Jorge Luiz Borges, Fernando Pessoa, músicos como Villa-Lobos e Noel Rosa  entre muitos outros, quando estabeleceram  diálogos entre essas obras e os trabalhos desse grupo de artistas, com o objetivo de atender os mitos de cada artista, através das inúmeras narrativas ficcionais e simbólicas, parábolas, fantasias e fábulas.  
    O Projeto Impresso apresenta nesta exposição no Solar Grandjean de Montigny  um diálogo de...

    Veja mais
  • A importância da fotografia de acervo

    A importância da fotografia de acervo

    A fotografia sempre existiu com a principal função de eternizar momentos. Tomada como fonte de registro de pessoas, momentos e locais, foi adquirindo ao longo dos anos uma importância de registro histórico. Algumas vezes utilizada como suporte para textos, hoje ela se permite por si só contar a história registrada.
    O registro de peças de museu através da fotografia não é diferente. Apesar de inúmeros esforços dos profissionais atuantes na área da Museologia, alguns objetos acabam de desgastando ao longo do tempo, perdendo sua forma, ou até mesmo são impossibilitados de serem expostos ao público. É por esse motivo que destacamos...

    Veja mais