Blog da Sismu

  • Coleções Informatizadas Podem Gerar um Catálogo Virtual

    Coleções Informatizadas Podem Gerar um Catálogo Virtual

    Criar um catálogo virtual de suas coleções é uma maneira atrativa de divulgar detalhes do seu acervo, que por vezes passam despercebidas aos olhos dos visitantes. 
     
    Com uma informatização adequada, as coleções ficam padronizadas e organizadas, facilitando o processo de desenvolvimento de catálogos virtuais. Este modelo de catálogo pode ser adicionado ao site de sua instituição, tornando seu acervo disponível 24 horas por dia na internet. 
     
    Fazer um catálogo possibilita obter maior visibilidade para sua instituição. Um catálogo virtual também é uma boa maneira de divulgar exposições, pois através do compartilhamento na internet, é possível propagar detalhes e informações de modo a despertar o interesse do internauta em fazer uma visita física para conhecer as exposições da instituição. Além da internet existem outras maneiras de disponibilizar um catálogo virtual, como por exemplo, em totens e telas interativas que podem ser espalhadas pela exposição, ou em locais externos como bibliotecas públicas, prefeituras e eventos diversos.
     
    Existem ainda outros recursos que podem ser adicionados em seu catálogo virtual, que além de disponibilizar os metadados de pesquisa de cada objeto que compõe uma coleção ou exposição do acervo, pode apresenta por exemplo, fotografias, textos, vídeos e a própria renderização 3D de cada objeto. Um catálogo virtual também permite uma rápida busca ou filtragem dos objetos que o compõe, facilitando desta forma a interação do visitante com o acervo.
     
    Sem sombra de dúvidas, oferecer ao público maneiras inovadoras de interagir e obter informações precisas sobre cada peça que compõe um acervo museológico é algo imprescindível no momento atual, em que o público está mais conectado do que nunca e habituado ao uso da internet.



    Deixe seu comentário