Blog da Sismu

  • Galeria de Arte - Um movimento artístico

    Galeria de Arte - Um movimento artístico

    Desde as primeiras obras de arte concebidas por escultores, desenhistas, pintores e inúmeros artistas ao longo da história do homem, a maneira de expor-las sempre foi um tema objeto de discussão do meio artístico.

    Estimulados pelo movimento de arte moderna, expor essas obras em locais de atração de público enfrentava muitas adversidades. Ainda em 1960  era muito difícil fazer uma exposição de quadros ou esculturas, por vezes recorriam-se a prédios em construção ou a aluguéis de alto valor em locais ditos privilegiados nas capitais mundiais.

    Com o passar dos anos, esta pratica torna-se mais popular e destes espaços surgem as primeiras galerias de arte.

    Hoje uma galeria de arte é um espaço arquitetônico onde são dispostas adequadamente as obras de arte. Os espaços são definidos para proporcionarem segurança e uma correta apreciação dos objetos expostos, levando em consideração o posicionamento, iluminação e possibilidade de distanciamento e circulação do espectador. Estes espaços são destinados a pinturas, esculturas e todas as formas de expressão das artes visuais.  De acordo bom Pierre Bourdieu, o campo das galerias de arte reproduz, em sincronia, a história dos movimentos artísticos. 

    Em um sincronismo com o movimento artístico e com o avanço da sociedade as galerias foram rompendo barreiras e modernizando-se gradativamente, umas mais rápidas e ágeis outras em movimentos mais curtos e lentos.

     O Sismu Acervos, atende hoje diversas galerias de arte no Brasil, tornando a gestão de obras dos artistas e a montagem de exposições mais ágil e eficiente desonerado proprietários e artistas destes espaços arquitetônicos.

     

     

     



    Deixe seu comentário