Blog da Sismu

  • Inovação no Museu de Arte Brasileira da FAAP em São Paulo

    Inovação no Museu de Arte Brasileira da FAAP em São Paulo

    Sediado na cidade de São Paulo, o Museu de Arte Brasileira pertencente a Fundação Armando Alvares Penteado-FAAP, foi fundado em 1961, detentor de várias obras de expressão nacional e internacional, formalizou no primeiro semestre de 2016 a opção pela gestão do seu acervo através da Plataforma Sismu.

    A escolha da ferramenta deu-se principalmente devido a sua capacidade de customização de fichas catalograficas para absorver e indexar diferentes tipos de acervo e, também pelo fato da mesma ser segura e estável operando completamente na nuvem.

    A FAAP tem como alguns de seu pilares a inovação e a cultura, logo manter a memória de seus ativos culturais necessita de uma ferramenta que seja confiável e dinâmica para manter as informações de seu rico acervo seguras e preservadas para as futuras gerações. 

     

    Sobre o MAB- FAAP

    Fundado a partir do desejo do Conde Armando Alvares Penteado no ano de 1961, o Museu de Arte Brasileira da FAAP localiza-se na cidade de São Paulo.

    O Museu de Arte Brasileira abriu ao público no dia 10 de agosto de 1961, com a mostra "Barroco no Brasil". Contou com a presença de Jânio Quadros, então Presidente da República. A exposição tinha como objetivo analisar aspectos da arte barroca, complementada com atividades paralelas como cursos, mesas-redondas, concertos e ciclo de cinema. A exposição e seus eventos paralelos foram reconhecidos como um acontecimento nacional, comemorativo da cultura brasileira.

    O núcleo inicial da coleção do MAB remonta à doação feita por D. Annie Penteado. O museu surgiu com a proposta de reunir e conservar um acervo de obras de artistas brasileiros ou aqui radicados. Atualmente conta com cerca de 3400 obras de arte, entre elas obras acadêmicas, registros da vida interiorana feitos por artistas primitivos, testemunhos da ruptura causada pela Semana de Arte Moderna em 1922, experiências das várias tendências da arte abstrata dos anos 50 e 60 e investigações dos rumos que todas essas manifestações tomam nos dias de hoje.

    Cabe destacar que na coleção do MAB há obras dos renomados artistas modernistas como Tarsila do Amaral, Anita Malfatti, Víctor Brecheret, Cândido Portinari, Di Cavalcanti, Lasar Segall, Ernesto De Fiori, Guignard, Cícero Dias e Alfredo Volpi, também artistas de períodos posteriores como Tomie Ohtake, Evandro Carlos Jardim, Arcângelo Ianelli, Franz Weissmann, Amílcar de Castro e Nicolas Vlavianos, e jovens artistas atuantes na arte brasileira hoje como Sandra Cinto, Albano Afonso e Cláudio Mubarac.



    Deixe seu comentário