Blog da Sismu

  • Museu dos Capuchinhos celebra 15 anos  com o lançamento da revista Le Musée

    Museu dos Capuchinhos celebra 15 anos com o lançamento da revista Le Musée

    Os 15 anos do Museu dos Capuchinhos – MusCap, será comemorado na próxima quinta-feira (03.12), quando acontecerá o lançamento da revista Le Musée, às 18h30min (Rua General Mallet, 189 B – Bairro Rio Branco, em Caxias do Sul).

    Fatos e momentos históricos estão relatados na revista Le Musée, título inspirado na origem francesa da fundação capuchinha no Rio Grande do Sul. A revista foi planejada para marcar os 15 anos e divulgar o Museu, dirigido por frei Celso Bordignon. A publicação de 36 páginas é assinada pelo editor, frei Moacir P. Molon, que afirma “a Le Musée se propõe ser o canal de comunicação com espaços de interação, troca de ideias e propostas que fortaleçam a própria missão que o Museu dos Capuchinhos tem junto à sua entidade mantenedora e junto à comunidade”.

    O Museu foi aberto oficialmente ao público em 06 de dezembro de 2000, com a missão de preservar os acervos e as memórias que contam a história da presença Capuchinha no Rio Grande do Sul e também as particularidades que tornam especial cada frade Capuchinho. Durante este período realizou mais de 20 exposições de vários níveis com artistas locais e nacionais, projetos educativos, ações especiais do tipo “Salve um livro” e atividades que aproximam o Museu da comunidade. Possui cadastro regularizado nos Sistemas Nacional e Estadual de Museus e funciona com um qualificado pessoal técnico e atuante presença dos voluntários. Embora jovem, o MusCap sente-se responsável pelos registros e conservação dos 120 anos da presença dos capuchinhos em terras gaúchas. “O Museu preserva o carisma, a espiritualidade e o ser capuchinho”, afirma frei Celso Bordignon.

    Juntamente com o lançamento da revista o público poderá conferir a exposição que está em cartaz “Livros: tradição e subversão”, que consiste em uma mostra dedicada à produção artística contemporânea de “Livros de Artista” e “Livros Objetos”.

    Fonte: Assessoria de Imprensa - Muscap



    Deixe seu comentário