Blog da Sismu

  • Sistemas de Informação: Ferramenta para o desenvolvimento de pesquisas em Museus de Ciências Naturais

    Sistemas de Informação: Ferramenta para o desenvolvimento de pesquisas em Museus de Ciências Naturais

    Museus de Ciências Naturais mantém amostras e espécimes da biodiversidade. Juntamente com os centros de pesquisa e outras instituições científicas, têm como prioridade a conservação da natureza, na modalidade ex situ. Salvaguardar o patrimônio natural nestes locais garante oportunidades de pesquisa, a conservação de amostras em um local seguro e facilita o acesso aos objetos de estudo, diminuindo os esforços de campo dos pesquisadores. Contudo, as coleções precisam estar organizadas e documentadas a fim de que possam ser utilizadas para esta finalidade.

    A documentação em softwares computacionais é uma alternativa que auxilia no gerenciamento dos dados das coleções biológicas, podendo facilitar o intercâmbio de informações sobre a biodiversidade entre os cientistas. Para ser uma ferramenta eficaz, o banco de informações precisa ser funcional, flexível, de fácil manuseio e acesso, visto que muitos usuários não têm conhecimento avançado sobre sistemas informatizados. Também precisa de ferramentas que agreguem informações necessárias para diferentes tipos de estudos.

    Além dos dados básicos necessários para o registro das coleções, muitos softwares oferecem oportunidades de importação de dados de outros bancos, inserção de arquivos multimídia, como registros fotográficos, sonoros, mapas de distribuição e outros, podem dar autonomia aos museus e instituições para que criem suas próprias políticas de acesso às informações e se organizem em redes para trocas de dados online. Se um pesquisador estiver estudando uma espécie em específico, pode utilizar-se das redes para mapear e localizar os espécimes em diferentes museus e centros de pesquisa de uma determinada área, conseguindo reunir assim, um número significativo de amostras e de dados, devido à facilidade de acesso às informações compartilhadas online. Uma pesquisa como esta, realizada sem a utilização de softwares, atrasa o andamento do estudo, exige muito esforço do pesquisador e prejudica o fluxo de dados entre as instituições.

    Pensar em novas tecnologias informativas para as coleções mantidas por Museus de Ciências Naturais é de fundamental importância, visto que, através da pesquisa, os acervos auxiliam no desenvolvimento científico e tecnológico de diferentes áreas.


    Bibliografia:

    Cañete, Samantha de Castro. Interface de gerenciamento e consultas visuais em banco de dados de biodiversidade. Disponível em: Acesso em: 27/02/2012.

    Canhos, Vanderlei Perez; Peixoto, Ariane Luna; Barbosa, Maria Regina de V.; Menezes, Mariângela; Maia, Leonor Costa; Vazoller, Rosana Filomena; Marinoni, Luciane; Canhos, Dora Ann Lange. Diretrizes e estratégias para a modernização de coleções biológicas brasileiras e a consolidação de sistemas integrados de informação sobre biodiversidade. Disponível em: 27/02/2012.



    Deixe seu comentário