Blog da Sismu

  • Solar Grandjean realiza a exposição Hundertwasser

    Solar Grandjean realiza a exposição Hundertwasser

    O Projeto Impresso é um ateliê de gravura onde, artistas em suas reflexões e experimentações reúnem técnicas em impressões gráficas. Ao longo de 14 anos de atividades elegeram referencias de escritores como Machado de Assis, Italo Calvino, Gaston Bachelar, Jorge Luiz Borges, Fernando Pessoa, músicos como Villa-Lobos e Noel Rosa  entre muitos outros, quando estabeleceram  diálogos entre essas obras e os trabalhos desse grupo de artistas, com o objetivo de atender os mitos de cada artista, através das inúmeras narrativas ficcionais e simbólicas, parábolas, fantasias e fábulas.  

    O Projeto Impresso apresenta nesta exposição no Solar Grandjean de Montigny  um diálogo de caráter simbólico-imagético através da reflexão da teoria das cinco camadas de Hundertwasser . Uma ocupação de forma espiral, tendo o Solar e sua relação com o entorno, como centro, ponto de partida. 

    O austríaco Friedrich Hundertwasser (1928-2000) pintor, gravador, ecologista com ensaios e manifestos político-filosoficos, criou uma arquitetura dinâmica, inovadora e orgânica. A teoria das cinco camadas – por ele determinada como cinco peles – a epiderme = essência; vestuário = distinção e avaliação: casa = dimensão física e poética do entorno; a identidade social, coletiva e global. A Natureza e a Terra. 

    As leituras, releituras, análises, questões ambientais e pesquisas que esses artistas nos apresentam a partir das teorias de Hundertwasser indicam  a construção de narrativas como o  desdobramento das camadas como parte da inter-relação homem/ambiente , partindo do uno para o todo utópico de equilíbrio e sustentabilidade.  

     

    Angela Rolim ,

    Célia Cotrim,

    Claudia Tebyriçá,

    Claudio Roberto Castilho ,

    Cynthia Dreyer ,

     Eliane Avellar ,

    Grasi Fernasky ,

    José Luderitz,

    Márcia Clayton,

     Marciah Rommes,

    Silvana Soriano,

    Sonia Távora,

    Teresa Stengel

     Zula.

     

    Detalhes

    Exposição:  Hundertwasser "Em torno das cinco peles"

    Obras de  Angela Rolim , Célia Cotrim, Claudia Tebyriçá , Claudio Roberto Castilho ,Cynthia Dreyer , Eliane Avellar , Grasi Fernasky , José Luderitz, Márcia Clayton, Marciah Rommes, Silvana Soriano, Sonia Távora, Teresa Stengel e Zula

    Abertura 18/03/2017 de 16h às 20h  de 16h às 20h - sábado

    Visitação: 20/03 a 28/04/2017 segunda a sexta das  10h às 17horas

    Local: Solar Grandjean de Montigny – Museu Universitário da PUC -Rio

    Rua Marquês de São Vicente nº 225 / Gávea – Rio de Janeiro – Brasil -   CEP:22453-900

    Telefone: 021-3527-1434

    email: [email protected]

     

    Entrada franca



    Deixe seu comentário